sexta-feira, 17 de abril de 2009

Campanha de Redução de Danos: "Ser homem é também saber a hora de parar!"

Você sabia que os homens são aqueles
que mais adoecem e morrem por causa da bebida? Beber não é prova de masculinidade.
Ser homem é também saber a hora de parar! 

Conheça um pouco mais sobre nossa campanha "Ser homem é também saber a hora de parar!" Diálogos para prevenir o uso abusivo de álcool em Suape.


Objetivos da campanha:
Intervir nas prescrições de gênero que estabelecem uma correlação entre a ideia de “ser homem” e o uso abusivo de substâncias e suas consequências indesejáveis.

Focos da mensagem
  • Os homens são os principais consumidores de drogas ilíticas e lícitas no Brasil, especialmente o álcool e, segundo o Ministério da Saúde, são aqueles que mais adoecem e morrem por complicações, em função do uso abusivo de drogas.
  • É preciso reconhecer que, apesar de ser maioria, nem todo homem consome bebidas alcoólicas. Então, é preciso romper com a ideia de que para ser homem é preciso consumir álcool
  • O uso abusivo de álcool e outras drogas já era uma questão importante na região, que foi potencializada pelo rápido crescimento da população devido aos empreendimentos do complexo de Suape;
  • Não há no Brasil, campanha que aborde a relação entre masculinidade e uso abusivo de drogas, embora as propagandas de bebida alcoólica sejam costumeiramente criticadas pelo movimento feminista brasileiro, em função do uso erotizado que fazem do corpo das mulheres, em suas mensagens e imagens. Aliado a isso, a figura masculina é sempre descrita como grosseiro e pouco inteligente.
  • Para sermos mais efetivos, precisamos sair do foco proibicionista, punitivo e/ou medicalizante, com mensagens impositivas. Precisamos abordar, de forma madura, as diversas relações que esses homens podem estabelecer com as substâncias, tendo por base a abordagem da Redução de Danos.
Estética:
A campanha trabalhará a partir de uma estética próxima às propagandas de cerveja, de modo a atrair a atenção dos trabalhadores, porém com abordagem clara que favorece a consciência crítica sobre o assunto, sem mensagens simplistas ou impositivas.

Ações:
  • Reunião com Assistentes sociais para compartilhar a mensagem e produtos da Campanha
  • Veiculação de outdoor na cidades de Cabo e Ipojuca e fixação de cartazes nas empresas
  • DDS nas empresas
  • Distribuição de folhetos na entrada da Refinaria e nos ônibus das empresas.
Colaboração:
Irandhir Santos, ator pernambucano de importantes obras, tais como: Tropa de Elite e Quincas Berro D'Água (2010); Febre do Rato (2011); O Som ao Redor (2012) e A Pedra do Reino (2007).

Produtos

Cartilha com argumentos e informações

Folder informativo (Tamanho RG)


Cartaz

Outdoor


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