quarta-feira, 15 de maio de 2013

Evento | Curso de Formação Política em Direitos Humanos é oferecido em Ipojuca


A ação é realizada pelo Centro das Mulheres do Cabo, no contexto do Projeto "Diálogos Suape"

Professoras, sindicalistas, lideranças comunitárias, psicólogas, militantes, artesãs, donas de casa, servidoras públicas, estudantes, conselheiras tutelares iniciaram nesta terça-feira (14/05), o Curso de Formação Política em Direitos Humanos e Cidadania, promovido pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a Secretaria Especial da Mulher Especial da Mulher do Ipojuca.

O curso é ministrado na Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (Fajolca), das 13h às 17h, três vezes por semana, sendo divido em quatro módulos: com uma carga horaria de 60 horas. Tendo como objetivo discutir políticas públicas com foco nos direitos humanos, raça, gênero, sexualidade, violência doméstica e sexual, abuso e exploração sexual.

A coordenadora da Ação Mulheres e Educação para Cidadania, que integra o Projeto Diálogos para o Desenvolvimento Social em Suape, Flávia Lucena, destacou a importância da formação para as ipojucanas. “O curso tem a finalidade de resgatar a autoestima e fortalecer politicamente as mulheres para o enfrentamento a violência doméstica e abuso sexual. Além disso, tem o intuito de ressaltar a importância da participação política das mulheres nos espaços de poder”, revelou à coordenadora.

Quem estava muito feliz em participar da ação foi coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito de Camela, Joseane Brito. “Essa capacitação chegou numa boa hora, para que possamos ampliar a nosso aprendizado. Também serve para multiplicarmos mais informações e vem garantir cada vez mais os diretos das mulheres ”, afirmou entusiasmada.

Para a artesã Tânia Laércia, que mora em Porto de Galinhas, o curso veio para resgatar a autoestima. “Tenho certeza de que muitas mulheres não reconhecem a sua importância perante a sociedade, porque somos a maioria na sociedade e muitas vezes não acreditamos no nosso potencial. Creio que essa formação vai fortalecer ainda mais a busca pela nossa autoestima”, ressaltou.

Formação

O primeiro módulo é o de acolhimento, que se propõe a fazer um trabalho de integração entre o grupo e debater questões de gênero, raça e direitos humanos. Já no segundo módulo as participantes irão discutir sobre a divisão sexual do trabalho, o atual cenário do desenvolvimento econômico nas cidades do Cabo e Ipojuca versos violência.

No terceiro será abordada a eficácia da Lei Maria da Penha e os diversos tipos de violência praticada contra as mulheres. E no último, as participantes vão fazer visita de campo à rede de atendimento a mulher em situação de violência.

Vale destacar que a Formação Política em Direitos Humanos integra o Projeto Diálogos, que tem com o apoio: da Refinaria Abreu e Lima, Petroquímica Suape, Alusa Engenharia, Consórcio CNCC, Consórcio EIT-Engevix, Consórcio Conest, Departamento Nacional de DST, HIV/Aids, Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal (SPM), Hepatites Virais e o Instituto Papai.

Fonte: Assessoria de imprensa do Centro das Mulheres do Cabo
Contato: Rafael Batista Negrão | raphaelnegrao@ig.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário